Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
GASPARELLO, Arlette Medeiros. Uma pedagogia histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.105-125. ISSN 0100-3143.
O trabalho tem como objetivo discutir a contribuição dos historiadores franceses Charles-Victor Langlois e Charles Seignobos na constituição de uma pedagogia da história escolar no ensino secundário brasileiro. Como historiadores e docentes, suas produções abrangem não só textos históricos de metodologia da pesquisa histórica, mas também textos de metodologia do ensino dessa disciplina e livros didáticos. Suas obras foram lidas e referenciadas por professores e autores didáticos no Brasil, o que as tornam de grande interesse para este estudo sobre os processos de circulação, apropriação e construção de saberes nos textos publicados sobre educação e história no final do século XIX e início de século XX.
Palabras clave : Disciplina Escolar; Livro Didático; Ensino de História; Professor/Autor; Historiografia.