Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
LEAO, Geraldo y CARRANO, Paulo César Rodrigues. O jovem Milton: a individuação entre a igreja e a educação social. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.895-914. ISSN 0100-3143.
O artigo discute os processos de transição para a vida adulta da juventude contemporânea, a partir de um caso escolhido entre os dados de um estudo sobre percursos biográficos de jovens participantes de um projeto social. O corpus empírico foi constituído por entrevistas biográficas aprofundadas, acompanhamento longitudinal das atividades cotidianas, desenhos de mapas de percursos por parte dos jovens e um grupo de discussão. A análise da trajetória do jovem Milton revela a formulação de estratégias para a superação de provas existenciais possibilitadas por aprendizagens que lhe permitiram constituir um capital social individualizado que o lançou para além das condições objetivas do seu contexto social.
Palabras clave : Juventude; Educação; Percursos Biográficos.