Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
CORDEIRO, Victoria Carvalho y CAREGNATO, Célia Elizabete. Campo científico-acadêmico e a disciplina de sociologia na escola. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.39-57. ISSN 0100-3143.
O artigo focaliza a produção de conhecimento acadêmico a respeito de ensino de Ciências Sociais para entender a Sociologia na escola. A base empírica é composta por dissertações e teses aprovadas entre 1998 e 2008. Os objetivos são interpretar relações entre áreas do conhecimento acadêmico na universidade - Sociologia e Educação - entendidas como campos e identificar evidências que delimitam esses campos, por meio de categorias relevantes nos estudos, aspectos epistemológicos e de institucionalização, os quais revelem habitus na relação com o meio escolar.
Palabras clave : Universidade; Escolarização; Ensino de Sociologia; Sociologia da Educação.