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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
PENTEADO, Andrea. Programa Mais Educação como política de educação integral para a qualidade. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.463-486. ISSN 0100-3143.
Neste artigo trazemos a contribuição da teoria da Nova Retórica para examinar discursos acerca do Programa Mais Educação proposto como modelo de educação integral para o ensino básico pelo Governo Federal. Tal programa tem defendido que a educação integral é um dos caminhos traçados pelas políticas públicas para atingir metas de uma educação de qualidade. Adotamos o índice proposto por Cavaliere, pelo qual a educação integral deve ser observada a partir do incremento que proporciona às práticas pedagógicas escolares. Concluímos que o programa tem servido melhor a uma estratégia de reforço escolar do que às melhorias pedagógicas dentro da escola e pode ser impeditivo do aprofundamento dos debates acerca de educação integral e de qualidade.
Palabras clave : Argumentação; Qualidade na Educação; Educação Integral.