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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. Comprometimento conjunto, normatividade e situatividade entre os muros da escola. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.887-906. ISSN 0100-3143.
Considerando a perspectiva situada e triádica da cognição humana e os conceitos de comprometimento conjunto, normatividade e situatividade, abordam-se os fatos e personagens presentes no filme Entre os muros da escola, em especial o comportamento da personagem- aluna Esmeralda. Observa-se a interação entre alunos e professores em termos do seu objetivo, o qual, diferentemente da idealização que supõe o aprendizado como a finalidade do ensino, mostra-se estar voltado para a aprovação; essa diferenciação acarreta o entendimento de que os reais papéis e ações das pessoas em sala de aula diferenciam-se muito dos que têm sido idealizados na sociedade. Tais postulações são comentadas em relação ao ensino do português como língua materna no Brasil.
Palabras clave : Comprometimento Conjunto; Normatividade; Situatividade; Cognição; Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa.