Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
SCHULER, Betina y MATOS, Sônia Regina da Luz. Pedagogia da inclusão e a justiça restaurativa: escapes com Kafka. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1229-1248. ISSN 0100-3143.
Este artigo problematiza aa pedagogia da inclusão como um discurso majoritário na contemporaneidade, aqui analisada especificamente em sua filiação ao campo jurídico em práticas escolares. Para tanto, escavamos genealogicamente o discurso da Justiça Restaurativa para entender como vem sendo operado na escola para o governo dos riscos. Esburacamos os efeitos de subjetivação nestas práticas escolares de segurança, localizando o rastelo escolar que produz um modo específico de existência, o ofensor, capturado em práticas disciplinares e de controle. Apresentamos uma investigação inspirada no pensamento da diferença e nas galerias da toca kafkiana, experimentando outros modos de existência para o espaço escolar a partir da arte do silêncio como uma ética kafkiana.
Palabras clave : Pedagogia da Inclusão; Justiça Restaurativa; Kafka.