Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
TREVISAN, Marlon Dantas y PAGNI, Pedro Angelo. Uma Reflexão sobre Didática na Educação Básica: o apostilamento no 4.º ano. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.503-524. ISSN 0100-3143. https://doi.org/10.1590/2175-623645497.
Este trabalho descreve como a lógica adultocêntrica, que há muito rege as relações escolares, pode comprometer a didática e suas metodologias, em especial o apostilamento. O aporte teórico se baseia no pragmatismo de Dewey e Peirce, fundamentando as análises das linguagens que se interpenetram na elaboração dos conteúdos. Abordam-se exercícios de uma apostila do 4.º ano do ensino fundamental, vendida em nível nacional, relativos às disciplinas de geografia e matemática. As asserções obtidas revelam que a experiência infantil foi pouco considerada, o que explica em parte o desinteresse das crianças pelos discursos pedagógico-científicos, tais como aparecem nas apostilas. Como resposta possível ao problema, propõe-se o encontro entre as subjetividades docente e discente.
Palabras clave : Dicotomia; Racionalidade; Experiência; Signo; Educação.