Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
DURO, Mariana Lima y BECKER, Fernando. Análise Combinatória: do método aleatório à combinatória sistemática. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.859-882. ISSN 0100-3143. https://doi.org/10.1590/2175-623641714.
Nesta pesquisa busca-se compreender a psicogênese do pensamento combinatório na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Analisa-se os mecanismos utilizados por estudantes do ensino médio na resolução de situações experimentais de análise combinatória, no intuito de compreender como esta noção é construída por eles. O pensamento dos sujeitos é analisado ressaltando suas semelhanças, enquanto estruturas de raciocínio, na construção de possibilidades. Acredita-se que alguns métodos escolares possam prejudicar a construção do raciocínio formal, justificando as dificuldades dos jovens em compreender mecanismos combinatórios.
Palabras clave : Combinatória; Epistemologia Genética; Aprendizagem; Matemática.