Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
BRITO, Daniel Bezerra de. Histórias de Vida e Saberes Docentes das Educadoras da Zona Urbana e Rural. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.923-945. ISSN 0100-3143. https://doi.org/10.1590/2175-623644772.
O artigo discute o perfil e as narrativas de histórias de vida de 40 educadoras municipais da Educação Infantil da zona urbana e rural do RN. As narrativas revelaram que as trajetórias de vida pessoal e profissional, a partir dos saberes da experiência, têm repercussões nas práticas pedagógicas das educadoras. As relações entre vida pessoal e profissional foram retomadas pela perspectiva sociológica neste artigo como história individual e social entre a educadora e seu grupo de pertença ou campo social. A subjetividade dessas relações contida nas narrativas foi compreendida como informações intencionais, mas que ocultam as retóricas dirigidas pelas educadoras aos grupos de pertença, entre outros, a família, a escola e a profissão.
Palabras clave : Histórias de Vida; Saberes da Experiência; Formação e Prática Pedagógica.