Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
VIEIRA, Carlos Eduardo y GONCALVES, Nadia Gaiofatto. Formação de Professores no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (1938-2010). Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.spe, pp.1441-1464. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623667656.
O objetivo do artigo é narrar a história do processo de formação de professores em nível superior no Estado do Paraná, tendo como fio condutor da análise aspectos relacionados à criação da primeira instituição de ensino superior do Estado, designada a partir de 1950, como Universidade Federal do Paraná (UFPR). Enfatizaremos as mudanças nas configurações institucionais, políticas e curriculares associadas aos diferentes espaços acadêmicos envolvidos nos processos de formação de professores na UFPR, entre 1938 e 2010. Especial atenção será dedicada à implantação e consolidação do curso de Pedagogia e do Setor de Educação, ainda que, pontualmente, analisaremos propostas e ações relacionadas aos cursos de licenciatura presentes na instituição.
Palabras clave : Formação de Professores; UFPR; Curso de Pedagogia; Licenciaturas.