Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
PEREIRA, Júnia Sales y MIRANDA, Sonia Regina. Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.99-120. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623661108.
Propõem-se, neste artigo, reflexões acerca dos desafios do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena num contexto de radicalização de estratégias midiáticas de promoção da intolerância social e política, com foco na análise do complexo tema da educação para a convivência religiosa num Estado Laico. As autoras consideram os desafios de promoção de uma educação pluralista, não proselitista e cônscia dos direitos constitucionais de rito, crença e manifestação religiosa e agnóstica, o que envolve os docentes em situações de disputas simbólicas, políticas e pedagógicas de fundo religioso.
Palabras clave : Ensino de História; Educação para a Cidadania; Laicidade do Estado; Cotidiano Escolar.