Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
PEREIRA, Amilcar Araujo y ARAUJO, Marta. Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.139-160. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623661127.
Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação - tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.
Palabras clave : Racismo e Eurocentrismo; Ensino da História; Políticas Públicas; Brasil; Portugal.