Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
SANTOS, Idalina y CARVALHO, Ana Amélia. Formação e Monitorização: duas etapas no desenvolvimento profissional docente. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.323-344. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623655298.
Apresenta-se uma opção formativa para professores, que se desenvolve em duas etapas: (i) o processo de formação e (ii) a monitorização, consistindo esta no apoio aos formandos após a formação. A proposta formativa já foi implementada em Portugal e teve como foco a integração do Moodle em contextos de ensino e aprendizagem, nos ensinos básico e secundário. Para contextualizar o estudo mencionamos algumas iniciativas de apetrechamento tecnológico, de formação e desenvolvimento profissional implementadas em Portugal. Apresentamos o enquadramento teórico subjacente à proposta de formação em duas etapas, as questões de pesquisa, o processo de formação e os resultados obtidos.
Palabras clave : Desenvolvimento Profissional Docente; Blended-Learning; Formação Contínua de Professores; Monitorização; Plataformas de E-learning.