Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
LUCENA, Ricardo de Figueiredo. Os Corpos de Elias: a concepção de corpo e educação a partir de três trabalhos de Norbert Elias. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1319-1332. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623664290.
As discussões sobre o corpo e a sua interconexão com a educação e a civilização fez transparecer a necessidade de explorar alguns elementos expostos por Elias, em três textos: Civilização dos Pais (2012); Sobre os Seres Humanos e em suas Emoções: um ensaio na perspectiva da sociologia dos processos (2009); e La Soledad de los Moribundos (1989). Daí a pergunta deste estudo: como tratar a relação entre corpo, educação e civilização a partir da perspectiva colocada por Elias? Os três trabalhos apresentam um nexo civilizatório que parte da infância até a velhice, em uma forma contínua e que se complementa. Não se deve tratar o corpo como um fenômeno isolado, mas como corpos que são construídos e complementados durante toda a vida do(s) indivíduo(s) - indivíduos inseridos numa sociedade.
Palabras clave : Educação; Corpo; Civilização; Indivíduo e Sociedade.