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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
MASSARO, Munique y DELIBERATO, Débora. Pesquisas em Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1479-1501. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623662640.
O objetivo deste estudo foi mapear a produção de conhecimento acerca da Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil indexada em Bases de Dados Científicos de 1980 a julho de 2015 e nos Anais do Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Foram encontrados 80 trabalhos nacionais e internacionais a respeito da temática. O tema é recente no panorama brasileiro. As pesquisas internacionais focalizaram o desenvolvimento da linguagem e aspectos comunicativos das crianças com deficiência e pesquisadores brasileiros se propuseram a dar suporte em escolas com adaptações de atividades e estratégias pedagógicas por meio da comunicação suplementar e alternativa.
Palabras clave : Educação Especial; Educação Infantil; Sistemas de Comunicação Alternativos e Suplementares.