Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
PAIVA, Wilson Alves de; SCOTT, David y GERELUK, Dianne. O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1149-1169. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623674993.
Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil.
Palabras clave : Multiculturalismo Liberal; Diversidade Cultural; Políticas Educacionais.