Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
TIRIBA, Léa y PROFICE, Christiana Cabicieri. Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88370. Epub 07-Jun-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623688370.
Tratamos de vivências de crianças na natureza e de suas repercussões em seu desenvolvimento biopsicossocial. Numa perspectiva espinosana, entendemos que tudo se constitui a partir da natureza, sendo os humanos seres da natureza e, simultaneamente, da cultura. Destacamos as implicações de sua condição biofílica e discutimos desenhos e falas de crianças das etnias Tupinambá de Olivença e Mura e de crianças não indígenas, de Nova Iorque, buscando nos aproximar de seus conhecimentos ecológicos e de seus sentimentos em relação ao universo natural de que são parte. Refletimos sobre essa abordagem na educação escolar indígena e urbana, considerando elementos das diretrizes da educação básica e estudos acerca dos direitos humanos e meio ambiente.
Palabras clave : Criança-Natureza; Biofilia; Tupinambá; Educação Escolar Indígena; Desenvolvimento Biopsicossocial.