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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
NOGUERA, Renato y ALVES, Luciana Pires. Infâncias Diante do Racismo: teses para um bom combate. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88362. Epub 04-Jul-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623688362.
Este artigo discute brevemente a infância como noção, categoria e conceito. Vamos problematizar o racismo e as formulações que associam África à infância da humanidade. O objetivo é enfrentar a adultidade como o grande perigo da vida. O texto traz resultados de pesquisas de campo realizadas em 2016 e 2017 e uma análise do filme Cores e Botas (2010); nas duas situações, crianças negras se deparam com desafios sociorraciais. A partir de diálogos com diversos autores e autoras, tais como Mbembe, Oyewumi e Bispo dos Santos, propomos teses infantis de superação do racismo, para que a mais-valia de vida seja uma afirmação da infância como modo de colocar o desejo além da falta e das armadilhas da mercadoria.
Palabras clave : Infâncias; Racismo; Adultidade; Mais-Valia de Vida.