Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
BASTOS, Glaucia Soares y BARONI, Patricia Raquel. Sobrevivência das Escolas-Pirilampo como Modo de (Re)Existência. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e84983. Epub 20-Sep-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623684983.
O objetivo deste artigo é dialogar acerca das muitas lutas cotidianas pela sobrevivência das escolas brasileiras. Convivendo com negações e desqualificações diárias, muitas escolas vêm produzindo novos sentidos em suas práticas para sobreviverem. Sobrevivem, resistindo e (re)existindo. São outras didáticas, diferentes temporalidades, modos singulares de responder às imposições do sistema, dentre muitas e diversas maneiras produzidas que constituem a instância do fazer nas escolas. Considerando a complexidade das relações cotidianas, os processos de invisibilização que atuam em tais relações e as redes de solidariedade que delas emergem, discutiremos a ideia de sobrevivência como modo de (re)existência.
Palabras clave : Escola; Cotidiano; Sobrevivência; Resistência.