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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
COUTINHO, Luciana Gageiro y POLI, Maria Cristina. Adolescência e o Ocupa Escola: retorno de uma questão?. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e87596. Epub 06-Ago-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623687596.
O artigo aborda a operação da adolescência em contextos que possibilitam a subversão discursiva e o questionamento do lugar de mestria no laço social. Para tanto, focaliza-se o movimento Ocupa Escola e são tecidas aproximações com o movimento de maio de 1968. Na interface entre a psicanálise, a educação, e a política, analisa-se os laços sociais presentes nas ocupações de escolas, seja através da concepção de fratria, extraída do paradigma freudiano, seja pela proposição dos discursos em Lacan. As ocupações permitem pensar sobre a possibilidade de instauração de novos modos de fazer laço dentro da escola, protagonizados pelos adolescentes, que dão lugar ao desejo e ao singular na transmissão do saber.
Palabras clave : Adolescência; Psicanálise; Educação; Laço Social; Movimentos Juvenis.