Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
BELGACEM, Fethi Bin Muhammad; MONTE-SERRAT, Dionéia Motta; CATTANI, Carlo y CABELLA, Daniela Monte-Serrat. Análise Qualitativa do Trabalho Acadêmico. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e90059. Epub 28-Oct-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623690059.
Este artigo faz uma análise qualitativa do que caracteriza o trabalho acadêmico em seus processos e elementos que se sobrepõem. Análise e teoria caminham juntas com base na teoria da Análise do Discurso para observar aspectos intrínsecos, que colocam a criatividade como produto essencial do trabalho acadêmico, e aspectos extrínsecos, necessários ao estabelecimento da confiança e da dignidade a fim de que esse trabalho alcance seus objetivos. Espera-se que essa abordagem se torne uma ferramenta útil para proteger a criatividade contra o abuso de poder e para mostrar como se constrói um trabalho científico equilibrado e ético, prevenindo a construção de um produto falacioso.
Palabras clave : Trabalho Acadêmico; Análise Qualitativa; Ética; Criatividade; Propriedade Intelectual.