Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
RODEGHIERO, Thiago Heinemann y RODRIGUES, Carla Gonçalves. Sobre o fazer junto em uma Obra-Aula: por uma linguagem menor na arte. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e90573. Epub 30-Ene-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623690573.
O presente artigo é um desdobramento de estudos sobre os conceitos de linguagem através de uma prática artística. A produção das atividades de Allan Kaprow e artistagem docente de Sandra Corazza são movimentadas a partir da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desse modo, as práticas docentes visam aos seus potenciais de criação. Os mecanismos de linguagem de artista são evidenciados e postos como devires para criar zonas de aproximação e vizinhança com a educação. Com isso, um conceito de obra-aula é pensado como forma de escapar às estruturas já dadas de modelos reprodutivistas de conteúdos programados da docência.
Palabras clave : Educação; Filosofias da Diferença; Arte Contemporânea.