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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
MONTENEGRO, Juliana Azevedo; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa y BITTAR, Marilena. Representações Intermediárias na Aprendizagem de Situações Combinatórias. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e87693. Epub 12-Feb-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623687693.
No artigo analisa-se identificação, conversão e tratamento de registros em situações combinatórias. Foram realizados dois estudos: 1) de identificação de conversões e 2) com representações intermediárias entre registros em língua natural e em expressão numérica. Confirmaram-se hipóteses de maiores dificuldades na situação de combinação e na conversão para expressão numérica. Indicou-se representações intermediárias (árvore de possibilidades ou listagem sistematizada) para o ensino da Combinatória, entretanto, trabalhar com árvores resultou em melhores desempenhos - por terem mais congruência com expressões numéricas. Recomenda-se, assim, a intermediação de representações na identificação, conversão e tratamento de situações combinatórias.
Palabras clave : Identificação; Conversão; Tratamento; Situações combinatórias; Representações intermediárias.