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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
TREVISAN, Marlon Dantas y CARNEIRO, Marcelo Carbone. A Redescrição de Rorty e o Contexto Pedagógico: possibilidades enunciativas. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e95324. Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623695324.
O texto analisa relações da redescrição de Rorty - perspectiva filosófica analítica, neopragmática - e abordagens sobre educação, tendo como objetivos específicos: refletir sobre epistemologia, em especial o abandono da noção de conhecimento como representação; meditar sobre a redescrição como metaprática inerente aos contextos da educação básica e superior, inspirando rotinas pedagógicas mais libertárias, éticas, criativas e políticas; apresentar a redescrição intitulada Negociações Cronocapilares, de 2019, produzida no Centro Oeste, instalação artística que deverá circular por escolas estaduais. A redescrição, metodologia do ensaio, propõe um desafio docente, ao questionar, desde os fundamentos do conhecer, até mesmo práticas educativas.
Palabras clave : Redescrição; Epistemologia; Didática; Instalação Artística.