Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
CABRAL, Paula; ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano y LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. EJA e Trabalho Docente em Espaços de Privação de Liberdade. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e96663. Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623696663.
O artigo analisa a tônica de políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como foco a modalidade nas unidades penais brasileiras. A partir desse movimento se estabelecem relações com as pesquisas no campo que tratam do trabalho de professores nos espaços de privação e restrição de liberdade. A produção, com abordagem qualitativa, é fruto de estudos bibliográficos e análises documentais. As reflexões apresentadas permitem compreender aspectos das diretrizes educacionais e de estudos na área, articulados às consequências para o trabalho docente, em vista de disputas e consensos produzidos no contexto das reformas neoliberais.
Palabras clave : EJA; Espaços de Restrição e Privação de Liberdade; Políticas Públicas; Trabalho de Professores(as).