Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
SORDI, Denise De y GONCALVES NETO, Wenceslau. A Educação nos Programas Sociais Brasileiros: pobreza e trabalho. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e106751. Epub 23-Ago-2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236106751.
Este artigo analisa o papel social da educação como condicionalidade dos programas sociais brasileiros. A abordagem centra-se na elaboração e no desenvolvimento das políticas sociais de transferência condicionada de renda no Brasil e explicita sob quais argumentos morais, políticos e culturais o acesso ao ensino formal foi elevado à centralidade das ações de combate à pobreza. Nota-se que a educação como condicionalidade atua no convencimento acerca de expectativas de mobilidade social entre os sujeitos atendidos pelos programas frente às baixas condições materiais de vida. Desta forma, a educação compõe argumento de legitimação para a transferência de dinheiro, ofuscando tensões e antagonismos entre classes.
Palabras clave : Educação; Programa Bolsa Família; Condicionalidades.