Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
DIETZ, Gunther y CORTES, Laura Selene Mateos. Rumo a um Sistema de Ensino Superior para Estudantes Indígenas? Universidades interculturais no México. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e116232. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236116232.
No México surgiu, a partir de 2003, um subsistema universitário alternativo explicitamente voltado para estudantes indígenas. Neste artigo examinamos criticamente as assim-chamadas universidades interculturais como um novo tipo de instituição de ensino superior. A análise foi feita por meio de pesquisa empírica oriunda de diferentes estados da arte, de nosso próprio projeto de pesquisa colaborativa-etnográfica realizado em Veracruz e de seminários interinstitucionais organizados anualmente sobre universidades interculturais. Nossa análise aponta tensões e contradições compartilhadas, mas também identifica diferentes tipos de universidades interculturais. Concluímos com algumas recomendações para políticas de ensino superior intercultural no México e na América Latina.
Palabras clave : Multiculturalismo; Educação Intercultural; Ensino Superior Intercultural; Estudantes Indígenas; México.