Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
BRUNO, Rafaela Vieira; CARVALHO, Arnaldo Vianna e Vilhena y MONTEIRO-MAIA, Renata. Análise Ludopedagógica de Estudos com Jogos de Tabuleiro em Arboviroses. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e110239. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236110239vs01.
O controle do mosquito Aedes aegypti, vetor de patógenos causadores da dengue, Zika e chikungunya é prioritário, e sensibilizar a população quanto à prevenção, através de práticas educativas, pode impactar na redução do número de casos. Dentre essas práticas, existem propostas que exploram a ludicidade, incluindo o uso de jogos de tabuleiro educativos. O presente trabalho analisou cinco propostas ludopedagógicas com jogos de tabuleiro, publicadas entre 2015 e 2019, e concluiu que apesar de 40% dos trabalhos demonstrarem preocupação em escutar os alunos, as abordagens priorizam a memorização de conteúdos factuais e procedimentais. Além disso, as propostas demonstram baixo letramento lúdico nos professores e alunos envolvidos nas pesquisas.
Palabras clave : Arboviroses; Divulgação científica; Jogo de tabuleiro.