Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
NASCIMENTO, Rodrigo Ribeiro; SOUZA, Beatriz Gomes de y FRANCO, Neil. Deficiências e Educação Física: o contexto escolar em foco. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e115947. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236115947vs01.
Esta pesquisa problematiza significados atribuídos pela produção de conhecimento sobre deficiências e Educação Física escolar em 14 periódicos, entre o período de 1979 e 2019. Trata-se de uma investigação de abordagem quanti-qualitativa, que se sustenta na correlação de fontes bibliográficas e documentais. No contexto amplo identificou-se 325 publicações, das quais 113 enfocam o contexto escolar e estabelecem interfaces entre a Surdez e as Deficiências Física, Visual e Intelectual, além de uma forte vertente de discussão sobre deficiência no sentido geral, na qual exalta-se as temáticas da formação de professores e da inclusão. Conclui-se, ainda que tais temáticas sejam vislumbradas, importa o fomento de mais investigações as envolvendo.
Palabras clave : Deficiências; Educação Física Escolar; Estado da Arte.