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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
RAMOS, Rubia de Araujo. Experiências e Processos Sociais das Ocupações Secundaristas de São Paulo. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117436. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236117436vs01.
Este artigo busca analisar o movimento secundarista de São Paulo a partir do estudo dos repertórios discursivos e de ações desses atores em resposta contrária à política de reforma educacional da rede estadual paulista anunciada em 2015. O objetivo é compreender a experiência de luta das/dos jovens atrizes/atores e parte de seus processos sociais. O texto está dividido em duas partes: 1) breve análise da política educacional e da reprovação das/dos estudantes e o apoio da opinião pública, recorrendo ao paradigma do agir comunicativo; 2) reflexão sobre temas de intersecção, como feminismo e questões de gênero, que emergiram no interior do movimento. Conclui-se que a experiência das ocupações resultou na maior complexidade do movimento e de suas pautas.
Palabras clave : Movimento Secundarista; Ocupações; Experiência; Processo Social.