Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
ALVES, Bruna Pereira y FERREIRA, Liliana Soares. O curso de pedagogia a partir dos discursos de futuros pedagogos: contradições, desafios e possibilidades. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.131-145. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18875.
Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa com acadêmicos do 8.º semestre do Curso de Pedagogia de uma Universidade do Rio Grande do Sul, objetivando problematizar aspectos relativos ao Curso de Pedagogia, aos conhecimentos produzidos e ao trabalho dos pedagogos, com base nos discursos de acadêmicos entrevistados. A pesquisa, de cunho qualitativo, segue um amplo Estudo de Caso, em que foram realizadas entrevistas e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição em que os acadêmicos estudavam. Discutindo a Pedagogia como ciência e diferenciando o professor do Pedagogo, percebeu-se que os componentes curriculares, as mudanças no currículo e algumas lacunas são destacadas pelos estudantes como elementos determinantes em seu futuro trabalho e profissão.
Palabras clave : Curso de Pedagogia; Professores; Pedagogos; Trabalho.