Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral; BAPTISTA, Alessandra Ribeiro y RIBEIRO, Alexandre do Amaral. O alfabetizador como referência para a constituição da profissionalidade docente em alfabetização. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.695-710. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00695.
Este artigo apresenta resultados de investigação sobre elementos presentes nos registros mnêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita de professores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, RJ, expressos em textos do gênero "memórias". Mediante a análise do conteúdo desses registros, torna-se possível explicitar sob quais referências os professores "alfabetizadores" constroem suas relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. A análise dessas narrativas apontou principalmente para questões relacionadas ao professor como referência para a aprendizagem da leitura e da escrita e, ainda, para aspectos didático-pedagógicos dos saberes em alfabetização como elementos essenciais à constituição da profissionalidade docente.
Palabras clave : Professores Alfabetizadores; Profissionalidade Docente; Alfabetização; Narrativas.