Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado y SOUSA, Guaracira Gouvêa de. Representações de energia que circulam na mídia e sua natureza no contexto da educação em ciências. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.161-181. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.11.
Discutimos os diferentes modos de significação da palavra energia, presente nas discusividades de diferentes espaços de circulação dos sujeitos, comparando ao seu contexto de produção na física. Focalizamos o uso do termo energia em algumas propagandas de grande circulação na mídia. A partir de nossas argumentações entendemos que as representações de energia, construídas segundo o objetivo de propaganda, ao circularem na mídia constituem um conjunto de memórias que os sujeitos comuns compartilham por estarem expostos às mesmas mensagens midiáticas. O modo abstrato de pensar o conceito no campo científico defronta-se com perspectivas que se apoiam em associações cotidianas, exigindo um movimento de construção de conhecimento que agrega à energia outros tantos conceitos abstratos.
Palabras clave : Ensino de Ciências; Significações de Energia; Dispositivos Midiáticos; Discursos.