Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
ROURE, Glacy Queirós. Educação e experiência estética: "fecha os olhos e vê". Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.183-196. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.12.
Neste ensaio problematizo um discurso pedagógico que mesmo tendo como objetivo incluir a arte no processo educativo pode vir a esvaziar as dimensões simbólica e real de tal experiência. Isso porque, de modo geral, a arte tem sido concebida como estratégia didático-pedagógica utilizada na transmissão de conteúdos. Em práticas como essas desconsidera-se o que a arte evidencia: não se trata de interpretação ou compreensão, mas do confronto do sujeito com a incompletude do simbólico e com o real irredutível. Trazer para a discussão o enigma do ato criador a partir de reflexões realizadas pela Filosofia, pela Estética e pela Psicanálise parece-me iluminar as condições e possibilidade de pensarmos experiências estéticas não reflexivas que incluam a "Inelutável modalidade do visível" (JOYCE, 2012).
Palabras clave : Discurso Pedagógico; Arte; Experiência Estética; Olhar.