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Revista da Faculdade de Educação
versión impresa ISSN 0102-2555
Resumen
MIRANDA, Ivanise Leite de. Processo educativo: a praxis intencional e o resgate da cidadania. Rev. Fac. Educ. [online]. 1998, vol.24, n.01, pp.00-00. ISSN 0102-2555.
Os mais recentes paradigmas das ciências sociais apregoam a necessidade de uma aprendizagem permanente voltada ao despertar da capacidade analítica e crítica bem como ao resgate da cidadania.A base desta acepção são as transformações sócio-históricas que presenciamos. Deste modo, o trabalho educativo torna-se protagonista da edificaçãode uma sociedade mais igualitária e emancipadora. Esse um dos compromissos políticos de seus agentes através do exercício da praxis intencional. O artigo propõe que um dos caminhos capaz de superar praticamente a alienação da atividade humana é a própria atividade humana autoconsciente e objetivada ao longo do processo, visando a promoção dos valores contidos na genericidade.
Palabras clave : Contemporaneidade; Consciência; Valores Éticos; Práxis Intencional; Tolerância.