Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
MOREIRA, Plínio Cavalcante. Ensino de matemática nas escolas: uma discussão sobre conteúdos e métodos. Educ. Rev. [online]. 1992, n.15, pp.40-43. ISSN 0102-4698.
Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.
Palabras clave : Ensino de Matemática.