Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
MENDES, Regina y VAZ, Arnaldo. Educação Ambiental no ensino formal: narrativas de professores sobre suas experiências e perspectivas. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.395-411. ISSN 0102-4698.
Este trabalho apresenta dados da dissertação de mestrado O Papel da Escola na Educação Ambiental: experiências e perspectivas de professores, na qual investigamos o que os professores consideram relevante para a abordagem de temas de Educação Ambiental (EA) na escola. Para tanto, levantamos e classificamos experiências e perspectivas de professores com relação à EA no ensino formal. No presente artigo, enfatizamos: (i) a estratégia metodológica que utilizamos nesse levantamento e (ii) a maneira como os saberes docentes permeiam as experiências e as perspectivas desses professores. Esta pesquisa, através da composição de um repertório de conhecimentos sobre educação ambiental em espaços formais de ensino, sinaliza a importância dos saberes docentes para a formação desses profissionais e para a pesquisa em educação ambiental.
Palabras clave : Saberes Docentes; Narrativas; Grupo Focal.