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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
SERODIO, Liana Arrais y PRADO, Guilherme do Val Toledo. ESCRITA-EVENTO NA RADICALIDADE DA PESQUISA NARRATIVA. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, 150044. Epub 14-Mar-2017. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698150044.
O uso radical da narrativa como metodologia de pesquisa em Educação nos leva à produção deste artigo, com intenção de apresentar a emergência do conceito de escrita-evento nesse contexto metodológico, no qual os conhecimentos produzidos acerca da formação são sustentados pela prática narrativa em todo o âmbito da pesquisa. Isso se deve à posição não neutra e não indiferente dos pesquisadores com seus pesquisados, à compreensão da importância do contexto social e à valorização do acontecimento experienciado, sempre formativos para todos os participantes da pesquisa. As relações humanas promovem um horizonte de possibilidades para a emergência da escrita-evento na materialização da linguagem, entendida como capacidade de modelização primária específica da espécie humana, englobando e abarcando qualquer teoria e/ou método predeterminados. Concluímos, estudando algumas pesquisas do grupo, particularmente aquela de que emerge o conceito, que a pesquisa narrativa, em sua radicalidade, potencializa a produção de conhecimentos e saberes na área educacional.
Palabras clave : Escrita-evento; Estudos bakhtinianos; Formação docente; Pesquisa narrativa..