Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; GONCALVES, Carla Fernanda y TUFY, Sandra Pedrosa. A Imagem na Documentação Pedagógica: a integração da comunicação na formação do professor. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.645-665. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p645.
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os novos desafios, as novas habilidades e os incentivos estatais necessários aos professores para utilizarem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino e aprendizagem cujos alunos pertencem a uma nova geração: a geração net. Percebe-se que a educação enfrenta dificuldades para a efetiva e significativa utilização das TDIC no cotidiano das escolas brasileiras e que a maioria dos professores tem recebido uma formação tímida nos cursos de pedagogia nas universidades federais, em relação à apropriação dessas novas tecnologias digitais e suas aplicações pedagógicas relevantes nos contextos escolares. Indicando a necessidade de um olhar mais atento para a formação dos profissionais da educação no que se refere ao uso das TDIC, destaca-se ainda a importância dos incentivos estatais na promoção das políticas públicas voltadas para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de letramento informacional entre os profissionais da educação.
Palabras clave : Educação; Políticas Públicas; Tecnologias Digitais.