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Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
SILVA, Maria da Conceição Valença da; AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de y MONTEIRO, Ivanilde Alves. Identidade profissional docente: interfaces de um processo em (re)construção. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.735-758. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p735.
O processo de (re)construção da identidade profissional docente emerge como temática significativa, cujo foco de estudo envolve a constituição do ser professor. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo refletir o processo de construção da identidade profissional docente, a fim de favorecer uma compreensão dos aspectos nele envolvidos. Para tanto, buscou-se contribuições de estudos que tratam acerca dessa temática, notadamente voltados para essa constituição no âmbito da educação superior. O presente trabalho, ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa, foi dividido nas seguintes temáticas: Conceitos de Identidade e Identidade Profissional, no sentido de basilar as reflexões tecidas ao longo do estudo; e Identidade Profissional Docente: exigências e desafios circunstanciais, com ênfase para esse processo na Educação Superior. Ressalta-se, nas considerações (in)conclusivas, que a identidade não é o alicerce da unidade de um grupo, ela é resultante dos processos de identificação e distinção pelos quais um grupo busca formar a sua coesão e marcar a sua posição em relação aos outros grupos. O processo de (re)construção da identidade profissional docente é complexo e vai se constituindo em diferentes espaços e tempos através de variadas trajetórias, sendo individual e coletivo, numa permanente reinvenção de relações pessoais e profissionais compartilhadas culturalmente.
Palabras clave : Identidade Profissional; Formação Docente; Ensino Superior.