Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes y ALMEIDA, Maria Isabel de. A documentação pedagógica no pensamento de Célestin Freinet. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.214-236. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p214.
A documentação pedagógica tem sido apontada como instrumento metodológico necessário ao trabalho docente, em especial no contexto da educação infantil. Trata-se de proposição recente, ou podemos encontrar em outras épocas a presença da documentação no contexto educativo? Com vistas a recuperar a historicidade dessa prática, objetiva-se apresentar elementos da proposta pedagógica de Freinet e analisar o papel do registro e da documentação no trabalho por ele desenvolvido. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, tomando como fonte as produções do autor. A análise permitiu-nos identificar diferentes modalidades de registro e documentação presentes na proposta pedagógica freinetiana, coerentes com o projeto de construção de uma escola para o povo.
Palabras clave : Freinet; Documentação; Projeto Pedagógico.