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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
CYRINO, Marina y SOUZA NETO, Samuel de. O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.86-115. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v48i340005.
O artigo insere-se na temática do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e na problemática de um modelo profissional de formação docente. O objetivo foi apresentar e compreender o ECS no Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, entre outros. A pesquisa foi bibliográfica e documental, qualitativa com a análise de conteúdo. Selecionamos experiências que envolviam a relação universidade e escola, valorizando o papel do professor de escola na formação docente. No Brasil, essas iniciativas surgiram de universidades; e, nas experiências internacionais, as iniciativas emergem das políticas públicas nacionais. Nesse contexto, assinala-se para a questão da formação sob a perspectiva da profissionalização docente, sendo necessário um esforço das políticas públicas e dos cursos de formação docente.
Palabras clave : Estágio Curricular; Profissionalização Docente; Escola e Universidade.