Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
FRANCA, Indira Alves y BONAMINO, Alicia MariaCatalano de. Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.125-155. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v50i360006.
Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores.
Palabras clave : Pós-graduação em Educação; Gestão; Avaliação da Capes.