Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
BERTINI, Luciane de Fatima y CARNEIRO, Reginaldo Fernando. A comunicação no ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância para formação de professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.137-162. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5965/1981180252382015137.
Este artigo tem como objetivo discutir algumas potencialidades e limites da comunicação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem,em um curso a distância para formação de professores. Essa investigação se aproximou de um estudo de caso,e a produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas com sete estudantes e seis tutores virtuais. A análise dos dados evidenciou o estabelecimento de uma comunicação efetiva,que pode contribuir para minimizar o sentimento de isolamento, ampliar a qualificação das discussões sobre o conteúdo estudado e criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, que possibilite a reflexão e o trabalho colaborativo.
Palabras clave : Educação a distância; Comunicação; Formação de professores.