Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
FOLETTO, Denize da Silveira y ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. A formação de pesquisadores no espaço grupal. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-20329. Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id20329.
Neste artigo, tem-se como objetivo compartilhar os resultados de uma pesquisa em que se procurou identificar, interpretar e compreender a dinâmica constitutiva do Grupo de Análise Narrativa Discursiva (GAND), para a elaboração de uma Análise Narrativa Discursiva Grupal (ANDG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com apoio referencial da Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas (2012), e que utilizou, como procedimento de interpretação, a abordagem hermenêutico-reconstrutiva. O corpus da pesquisa incluiu a transcrição das quinze reuniões do GAND, entrevistas semiestruturadas com os membros e o diário de campo da pesquisadora. Como resultado, a dinâmica constitutiva do GAND decorreu do esforço de construção de uma ANDG, gerando formação de pesquisadores, atravessada por interações intersubjetivas entre as integrantes. Assim, a expectativa é que este trabalho sirva de incentivo para outras experiências dessa natureza, tendo em vista contribuir com a formação de um pesquisador multiplicador e independente, que saiba dialogar com o mundo da vida.
Palabras clave : Grupo de Análise Narrativa Discursiva; Formação de pesquisadores; Análise narrativa discursiva grupal; Constituição de grupo.