Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
SANTOS, Aline Coêlho dos; PEREIRA, Roberta Andressa y RAUSCH, Rita Buzzi. Contribuições do exercício da imaginação sociológica para a construção do pensamento científico na formação de professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32714. Epub 19-Dic-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32714.
Este estudo destaca o desenvolvimento do pensamento científico como um saber fundamental para a profissionalização docente, diretamente associado à capacidade de contextualizar e problematizar o contexto de atuação, habilidade necessária para a reflexão da prática, bem como para a construção de situações-problema que possam mobilizar o trabalho docente. Tem-se por objetivo conhecer as contribuições do exercício da imaginação sociológica para o desenvolvimento do pensamento científico na formação de professores. Trata-se de um estudo teórico de abordagem qualitativa, no qual utiliza-se o procedimento bibliográfico pautado principalmente nas obras que versam sobre a imaginação sociológica na perspectiva de Mills e Giddens. Nesse âmbito, este manuscrito apresenta o exercício da imaginação sociológica, proposto pelos sociólogos Charles Wright Mills e Anthony Giddens como procedimento possível para o desenvolvimento do pensamento científico nos professores, que pode, inclusive, fazer-se presente em processos de formação docente.
Palabras clave : Imaginação sociológica; Pensamento científico; Formação de professores; Professor-pesquisador.