Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
AZEVEDO, Priscila Portela de; SANTOS, Ana Cristina Batista dos y EVARISTO, Jorge Luiz de Souza. Contexto de trabalho docente e o desempenho no ENEM, em escolas públicas e privadas: estudo à luz da psicodinâmica do trabalho. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-33265. Epub 19-Dic-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id33265.
Este artigo tem como objetivo compreender o trabalho docente, em escolas públicas e privadas, em sede do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa se deu à luz da Psicodinâmica do Trabalho, teoria que orientou a análise dos dados. A coleta de dados qualitativos ocorreu por meio de 19 entrevistas com docentes de escolas públicas e privadas. Os resultados foram analisados com base na técnica de análise dos núcleos de sentido, com o auxílio do software Atlas.ti. A análise e discussão dos resultados possibilitou descrever o trabalho dos docentes, no contexto de preparação dos alunos para o ENEM, bem como identificar que esse contexto de avaliações externas pode ser, por vezes, propenso a sofrimento e adoecimento, principalmente no âmbito privado. A partir das categorias organização de trabalho, condições de trabalho e relações de trabalho, foi possível apreender convergências e divergências entre as escolas públicas e privadas.
Palabras clave : Psicodinâmica do Trabalho; Docentes; Ensino Médio; Contexto de Trabalho.