Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
NATIS, Lilian. Modelos hierárquicos lineares. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.23, pp.03-29. ISSN 0103-6831.
O artigo mostra que estruturas hierárquicas de dados são encontradas freqüentemente em diversos estudos e que elas são caracterizadas pela presença de unidades experimentais agrupadas em outras unidades maiores. Para avaliar dados desta natureza podem ser utilizados os modelos lineares hierárquicos (MLH), que constituem uma nova formulação para os modelos de efeitos aleatórios que permite especificar cada um dos níveis de hierarquia separadamente e incorporar efeitos aleatórios associados a cada um desses níveis. O modelo hierárquico com dois níveis é apresentado e ilustrado. É apresentada, ao final, uma aplicação na área da educação, utilizando dados do SARESP 97 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Palabras clave : SARESP; Análise de Variância; Avaliação da Educação; Sistema de Avaliação; Modelos Lineares Hierárquicos; Estatística.