SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Teoria da Resposta ao Item (TRI): modelos multidimensionaisNível de significância alpha ou valor-p? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

VALLE, Raquel da Cunha. Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. Est. Aval. Educ. [online]. 2002, n.25, pp.167-184. ISSN 0103-6831.

O artigo procura suprir uma deficiência na literatura nacional que trata de modelos estatísticos aplicados à pesquisa e, especialmente, à avaliação educacional. O uso intensivo da Teoria da Resposta ao Item apresenta dificuldades sobretudo para pessoas sem uma formação matemática mais aprofundada. Assim, nas avaliações desenvolvidas a partir dos anos 90 aparecem certas siglas e termos, como, por exemplo, DIF - Differential Item Functioning, que oferecem dificuldades para alguns educadores. O presente trabalho procura explicar, na medida do possível, sem aprofundamento matemático, o conceito de Comportamento Diferencial do Item, largamente empregado em avaliação educacional, inclusive no Brasil.

Palabras clave : Teoria da Resposta ao Item; Comportamento Diferencial do Item; Análise de Itens.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )