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Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
GAMA, Zacarias Jaegger. Avaliação nos Ciclos de Formação: mudanças e novas direções nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.33, pp.105-118. ISSN 0103-6831.
O presente texto inscreve-se nas discussões que têm como objeto os ciclos de formação e a avaliação da aprendizagem de estudantes matriculados em escolas públicas, indagando sobre o que são, como se constituem, a que regras obedecem, que mudanças são introduzidas e que direções são estabelecidas pela Resolução SME nº 776/2003 aos ciclos e à avaliação educacional. Argumenta-se, por um lado, que tal resolução, além de ser uma reação conservadora, re-introduz elementos característicos do mais corrente neotecnicismo, e, por outro, que a retórica da SME leva-a a usar os conceitos de ciclo de formação e de aprendizagem como sinônimos e a retomar a pedagogia e a avaliação com referência a objetivos como elementos importantes, que parecem prenunciar um imediato processo de monitoramento e avaliação do desempenho dos alunos, da ação docente e da gestão escolar.
Palabras clave : Avaliação; Ciclos De Formação; Ciclos De Aprendizagem.